sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Tudo o que você precisa saber e fazer para recuperar seu cabelo

Tudo o que você precisa saber (e fazer) para recuperar seu cabelo


Uma cortadinha não dói
Sol, mar, piscina. Estas são, sim, algumas das maiores delícias do verão. Mas infelizmente elas também acabam detonando o cabelo. Uma cortadinha (de uns dois dedos de largura mais ou menos) te ajuda a contornar o problema - e ainda te livra das pontas duplas.
Hidrate, hidrate e hidrate
Em casa mesmo, uma ou duas vezes por semana, dependendo do nível de ressecamento. Se possível, intercale uma máscara hidratante com uma reconstrutora (estas informações estão no rótulo). A maneira de aplicar o creme também afeta no resultado final. Por isso, use a técnica que os profissionais chamam de enluvamento: separe uma mecha grossa e aperte os fios de leve, deslizando a mão do comprimento em direção às pontas. Repita três vezes e vá para outra. Algumas gotinhas de óleo também turbinam o efeito da máscara. 
Trate enquanto você dorme
Aposte nos tratamentos noturnos, que agem durante o sono. Há um monte deles nas perfumarias. Outra opção, para uma hidratação express, é aplicar uma dose um pouco maior de óleo capilar nos fios e ir para a cama. Em ambos os casos, é bom lavar o cabelo de manhã, ok?
Mantenha o loiro em ordem
As loiras sabem o pesadelo que é sair da piscina e ver o cabelo esverdeado! Isso rola por causa do sulfato de cobre, utilizado no tratamento da água. Use um xampu antirresíduo, que remove a substância dos fios. Seu cabelo ficou com um tom amarelado estranho? Vá nos produtos com pigmentos roxos, também chamados de desamareladores. Eles neutralizam a cor e dão brilho.
Alerta para os cachos
Fato: eles precisam de cuidado especial. Por causa do formato do cabelo, a oleosidade natural da raiz não consegue percorrer todo o fio. O resultado: maior ressecamento. Hidrate seus cachos a cada três dias e invista em produtos com vitamina E, óleo de gardênia e semente de babaçu na fórmula. Estes ativos são power! Continue usando seu leave-in diariamente.
Pense duas vezes antes de usar chapinha, secador e babyliss
Duas não, dez. Aproveite o clima quente e deixe os fios secarem naturalmente. Que tal dar aquela carinha de praia amassando os fios com um beach spray?
Minha química está um desastre. E agora?
Antes de tingir novamente ou de refazer o alisamento, o melhor é recuperar os danos primeiro. Reponha os nutrientes com máscaras específicas para o seu tipo de química. Se não tiver jeito meeesmo, retoque a tintura com um tonalizante (que reaviva a cor e dá brilho) e, no caso do alisamento, tente usar a mesma técnica de antes - assim você evita qualquer incompatibilidade entre substâncias de métodos diferentes.
Invista num tratamento profissional
Se a situação estiver tensa e se você tiver uma grana sobrando, claro, vale dar um pulo no salão. A cauterização é uma ótima pedida para cabelos muito danificados, pois reconstrói os fios com uma reposição de queratina. A finalização é feita usando uma chapinha, que sela a camada superficial do fio. Outra opção é a blindagem, que dá ao cabelo uma dose de queratina (sempre ela!), proteína do trigo e extratos vegetais. Além disso, a fórmula tem um silicone que mantém os fios alinhados.
E como prevenir é sempre o melhor negócio...
Não dispense o leave-in, afinal, ele ajuda a selar temporariamente as escamas dos fios, o que garante brilho e menos frizz. Use diariamente. Se ele ainda tiver proteção solar, melhor!
Quem deu as informações: Ulisses Sj, cabeleireiro do salão Blend Your Mind, e Wesley Nóbrega, cabeleireiro do Studio W Higienópolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário