sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Organizando o espaço de estudo

Organizando seu espaço de estudo em casa

Ta cansada de estudar naquela bagunça então confira as dicas para organizar seu cantinho de estudo!

Algumas pessoas simplesmente não conseguem estudar em casa ,por falta de organização ou concentração,ou porque não consegue manter um espaço de estudo na sua casa .Manter um lugar organizado na sua casa para se dedicar aos estudos melhora o aprendizado e ajuda a economizar seu tempo.Por isso trouxe aqui algumas dicas para organizar seu espaço de estudo na sua casa.
O lugar
Escolha um lugar da sua casa tranquilo e sem a constante passagem de pessoas. Estudar na sala ou na cozinha é difícil porque é fácil perder a atenção. Se não houver um escritório em sua casa, monte seu espaço de estudo de preferência no seu quarto.
Móveis
Você não precisa de um lugar high tech e com vários objetos decorativos para estudar. Na verdade, uma escrivaninha, uma luminária e uma cadeira confortável, capaz de manter sua postura ereta, são os únicos móveis necessários.

O que deve ter

Lembre-se de guardar ali no espaço de estudo todo seu material escolar (ou do curso). Livros, apostilas, cadernos, estojo e calculadora devem estar num lugar acessível. Também deixe livros de consulta, como dicionário, por perto.Se o material não está em um lugar adequado e o aluno precisa interromper os estudos para procurar livro disso, dicionário daquilo, isso atrapalha a sequência de estudo. E você sabe, esse negócio de interromper os estudos, acaba com aquela famosa paradinha na geladeira.
O que não deve ter
Videogame, computador e telefone são grandes inimigos da concentração. Deixe-os bem longe do seu espaço de estudo. É chato, mas para manter o foco, você não pode ter nada capaz de roubar sua atenção. Nós sabemos que o campeão de dispersão do aluno é mesmo o computador.
Organize suas anotações
Vá a uma papelaria e compre uma pasta-sanfona (aquelas com várias divisões) para organizar suas anotações. Durante o ano letivo, utilize um fichário e, a cada bimestre, coloque suas anotações na pasta. Procure separar por disciplinas e, dentro de cada divisória, coloque matérias, revisões e exercícios resolvidos. Essa organização irá facilitar e muito sua revisão antes das avaliações
É importante tudo muito organizado para que, na hora que precisar resgatar um conceito, um exercício resolvido, o aluno consiga encontrar o que procura o mais rápido possível.
Limpeza e arrumação
Durante o ano letivo, esforce-se para manter seu espaço de estudos limpo e sempre arrumado. Nunca deixe objetos, roupas ou itens que não tem relação com seu estudo neste lugar. Não se esqueça: o segredo para conseguir se concentrar durante o ano é encarar esse espaço como um lugar sagrado, feito exclusivamente para seu aprendizado.
E aí gostaram das dicas?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário