quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Pele Perfeita

10 segredos da pele perfeita


1. Use sempre filtro solar 

Sempre mesmo, ainda que o sol não dê o ar da graça. E não só no rosto. Mãos, colo e pescoço também sofrem os efeitos nocivos - leia-se rugas e flacidez - provocados pelos raios UVA. Eles penetram na derme, rompem as fibras e destroem a elastina. E aí a pele fica flácida e envelhece. Já os raios UVB não vão tão fundo - atingem a camada superficial, mas podem provocar câncer. Não há produto que barre 100% da radiação. O bloqueador com FPS 60 protege contra 99% dos raios. Já o protetor com FPS 30 afasta 96% deles. 
 

2. Hidratação é tudo 

Dos pés à cabeça e o ano todo. "Durante o verão, opte por produtos que possuem agentes capazes de bloquear a perda de água e impedir a entrada de agentes infecciosos", recomenda Adilson Costa, dermatologista, de São Paulo. É o caso do ácido hialurônico, dos ômegas 3 e 6, e, para afastar os radicais livres, das vitaminas C e E e do coffeeberry.
 
Segundo Davi de Lacerda, dermatologista do Hospital Johns Hopkins, nos Estados Unidos, a aloe vera é o ingrediente essencial de um hidratante, já que também minimiza inflamações. De quebra, todos eles prolongam o bronze porque reduzem a descamação. Caiu a temperatura? Continue caprichando na hidratação, pois a pele produz menos sebo e resseca. Use formulações com lactato de amônia, silicone, ceramidas ou manteigas de karité e andiroba. 
 

3. Esfoliar para renovar 

O procedimento elimina as células mortas e remove as impurezas que entopem os poros. Isso facilita a penetração dos cremes de tratamento, tornando-os mais eficientes. Se você tem tendência para cravos e espinhas, essa faxina poderosa é ainda mais indicada, pois retira todo e qualquer restinho de secreção de gordura - o alimento da acne.
 
Um trabalho da Surgical and Cosmetic Dermatology relaciona a frequência ideal à idade. Peles mais maduras, por exemplo, costumam ser mais secas e delicadas. Por isso, só precisam de uma esfoliação facial a cada sete ou 15 dias. As oleosas podem passar pelo processo todos os dias desde que o seu esfoliante seja suave - com grânulos pequenos e bem redondos para não arranhar. No corpo, uma abrasão semanal para qualquer tipo de pele está de bom tamanho. 
 

4. Básico: limpeza facial 

Poucas são as brasileiras que usam um sabonete específico para o rosto. Está errado. "Os produtos de uso corporal costumam ser abrasivos e podem ressecar, por isso não são indicados para a pele do rosto, que é mais delicada", explica Adilson Costa. Como a ideia é evitar a secura, escolha sabonetes - em barra ou líquidos - próprios para o rosto. Para Davi de Lacerda, o importante é que o pH seja baixo, caso dos sabonetes líquidos ou dos de glicerina em barra. 
 

5. Cuidados dia e noite

Sob a luz do sol, aposte na dupla filtro solar e hidratante para cuidar do rosto. Antes de dormir, ativos anti-idade, como ácido retinoico. Na falta do produto mais adequado para o período, tudo bem usar um ou outro? Não! É prejudicial aplicar um creme com protetor solar à noite ou um que contenha derivados do retinol e da vitamina A durante o dia. No primeiro caso, além do benefício zero, os poros entopem. No segundo, o risco é uma irritação, já que muitos ácidos não toleram a radiação. 
 

6. Coma frutas, verduras e peixes 

Vegetais em geral reinam entre os alimentos mais ricos em vitaminas, sais minerais e fitoquímicos - todos amigos das células do organismo. Juntas, essas substâncias têm ação antioxidante, isto é, estimulam o fígado a produzir enzimas que decompõem as toxinas - uma pedra no caminho dos nutrientes. Livres do obstáculo, aí, sim, eles espalham seus benefícios. Um dos mais visíveis é a pele viçosa. Comer peixes, como salmão, atum e sardinha, garante a cota de selênio, grande arma contra o envelhecimento. 
 

7. Cutucar nem pensar 

Jamais esprema cravos e espinhas. E se você tem a mania de apoiar a face enquanto conversa ou pensa na vida, pode parar. Em cada mão moram 150 espécies de bactérias. Esses microrganismos vêm de todo canto - dinheiro, halteres, botões de elevador, maçaneta de banheiros públicos, carrinho de supermercado, apoios do metrô - e vivem à espreita para fazer sua entrada triunfal pelos poros. Qualquer lesão, mínima que seja, facilita a invasão, por esses pequenos orifícios, de quantidade incalculável dos intrusos. São muitos os riscos - de inflamação na pele, como furúnculos, a diarreia e outras doenças. 
 

8. Bye, stress 

Relaxe. Do jeito que você mais gosta. Pegando uma praia, ouvindo música, dormindo bem. Já reparou que a acne teima em brotar naqueles períodos em que você está sob forte pressão? É o stress. Pesquisadores alemães da Free University Berlin acabam de confirmar a ligação direta entre estados emocionais alterados e espinhas. Bombardeado pelas tensões diárias, o organismo faz as glândulas sebáceas secretarem maior quantidade de óleo do que o necessário para a proteção dos tecidos. E a gordura é a matéria-prima da doença inflamatória, que pode acometer mesmo quem não é mais adolescente. 
 

9. Exercícios rejuvenescem 

Escolha o tratamento anti-idade que quiser, mas não abra mão de um dos mais eficientes: atividade física. Ginástica aeróbica, musculação, ioga - todas essas modalidades, praticadas regularmente, combatem o envelhecimento da pele, o maior órgão do nosso corpo, garante a dermatologista americana Audrey Kunin, autora do best-seller The Dermadoctor Skinstruction Manual, sem tradução em português. Exercícios melhoram a circulação, entregam nutrientes às células e ajudam a produzir colágeno, a fibra que sustenta a pele. 
 

10. Seu corpo pede água 

Beber os recomendados 2 litros (ou oito copos) por dia significa, literalmente, lavar seu corpo por dentro. Esse banho interno elimina grande parte das impurezas que dificulta a chegada dos nutrientes às células, inclusive às da pele. Não duvide: se estiver mal hidratada, vincos e linhas vão carimbá-la. Acha que é água demais? Não é. Na quantidade ideal, o precioso líquido, na verdade, repõe o que você perde por meio da urina, do suor e até da respiração. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário