sábado, 24 de janeiro de 2015

Potencialize os resultados da academia comendo alimentos certos

Potencialize os resultados da academia comendo os alimentos certos
THINKSTOCK
O verão começou, mas não é por isso que acabam os cuidados com a saúde e o corpo ideal. Se você ainda está em busca da silhueta perfeita vai gostar de saber que alguns alimentos podem ajudar, e muito, a potencializar os resultados dos seus exercícios físicos e a eliminar aqueles quilinhos extras antes da temporada de sol acabar.

Comer os alimentos corretos antes e depois das atividades físicas ajuda na perda de gordura e na manutenção da massa muscular, e ficar em jejum pode ser um grande erro. “Sem a alimentação adequada o organismo não tem energia para praticar a atividade. OS MÚSCULOS E OS ÓRGÃOS PRECISARÃO DE UMA FONTE DE ENERGIA E O CORPO RETIRA DO MÚSCULO. Por isso são indicados lanches leves antes da atividade, mas riscos em carboidratos e fibras que ajudam a manter a energia durante a prática e acelerar a queima de gordura”, explica o nutrólogo ANDRÉ VEINERT.
ANTES DOS EXERCÍCIOS
O ideal antes de partir para a academia é escolher alimentos com baixo índice glicêmico, como PÃES INTEGRAIS, CEREAIS, BATATA DOCE OU FRUTAS, NOZES E CASTANHAS. “Esses alimentos têm a digestão lenta, portanto, o açúcar será liberado no organismo aos poucos, mantendo a energia constante”, revela.

Batata doce é uma otima opção de lanche pré-treino. Foto: marrakeshh/iStock
ALIMENTOS DE ALTO ÍNDICE GLICÊMICO, COMO PÃO BRANCO, BOLACHAS, AÇÚCAR REGINADO, BOLOS E TORTAS PODEM LEVAR A SINTOMAS DE HIPOGLICEMIA, quando a queda brusca de açúcar faz com que eles sejam digeridos rapidamente e o açúcar entre: “Os sinais da hipoglicemia são tontura, fadiga, tremores e dores de cabeça durante o exercício. O ideal é consumir aLIMENTOS DE BAIXO OU MÉDIO ÍNDICE GLICÊMICO UMA HORA ANTES DO TREINO. Também é recomendável evitar a associação de muitos alimentos ricos em fibras, pois eles podem fermentar e causar desconforto abdominal durante o exercício”.
DEPOIS DO TREINO
DEPOIS DE SE ESFORÇAR NOS EXERCÍCIOS É ESSENCIAL REPOR OS NUTRIENTES, QUE VÃO AJUDAR NO AUMENTO, MANUTENÇÃO E RECONSTRUÇÃO DA MASSA MUSCULAR. “O alimento ideal para recuperar a massa perdida durante o exercício é a proteína. Mas ela não deve vir sozinha, a refeição também precisa conter vegetais e carboidratos. ALIMENTOS PROTEICOS COMO PEITO DE PERU, QUEIJO BRANCO, RICOTA, COTTAGE, IOGURTE, LEITE, CARNES MAGRAS E SOJA SÃO ÓTIMOS PARA PREVENIR LESÕES e melhorar o rendimento do próximo treino. É recomendável que esses alimentos sejam consumidos em até uma hora após o treino. Outro ponto importante é o consumo de água antes, durante e depois de praticar atividade física. Desta forma, com uma alimentação equilibrada e a ingestão de líquidos, qualquer programa de exercícios tem tudo para dar certo”, orienta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário